30 de out. de 2009

NOS SOMOS A AJA !!!

Estivemos no último dia 05 deste mês, realizando uma distribuição de jornais da AJA no Fórum Rui Barbosa, na capital, e apresentando propostas para uma candidatura que represente o novo advogado nas eleições da OAB.
Um sentimento ímpar se estabeleceu entre os participantes e colegas que desfrutaram da troca de informações. Mas, uma questão pairou no ar!?
Quem são os membros da AJA? Entidade que vem ganhando crédito e respeitabilidade entre os colegas. Que tem percorrido diversas cidades do interior realizando palestras e apresentados novas áreas no direito. Que realizou seminários GRATUITOS para os advogados, imbuídos do exercício da solidariedade social. Que tem um informativo que alertou e denunciou fatos que hoje estão estampados nos principais sites dos candidatos à OAB em 2010.
A AJA surgiu durante uma reunião de ex-integrantes da COADI, leia-se, comissão do advogado em inicio de carreira da OAB – Bahia, seu idealizador, Dr. Edson Góes Jr., após ouvir criticas de alguns destes ex-membros da COADI sobre a atuação da comissão que tomou posse em 2007.
Foram os novos advogados que sofreram o maior impacto diante da nova gestão 2007/2009, alias, foi justamente a omissão desta comissão que proporcionou todas as dificuldades apresentadas ao longo destes 3 anos.
Salários defasados e irrisórios pagos pelas sociedades de advogados! O fim dos projetos do meu primeiro emprego e do solidariedade OAB! Uma Justiça comum incapaz de prover celeridade ao processo, gerando desgaste e prejuízos aos advogados! O deslocamento de entendimento nas decisões dos juizados de consumidor em prol dos fornecedores, com o fim das especializadas! A ESAD deixou de formar e promover o conhecimento para classe, tornando-se entidade comprometida com o LUCRO, e não com o aperfeiçoamento profissional! A comissão não realizou nenhum encontro municipal ou estadual, e ainda, durante a conferência não houve sequer um tema de importância para o novo advogado!
Todas estas questões e outras estavam no compromisso da COADI em 2004/2006 e foram conquistas da classe, e que foram abandonadas em 2007. O que agravou a situação do novo advogado.
Mas, nós somos a AJA! O advogado empregado que teve seu salário reduzido, e aquele que não conseguiu emprego com salário digno! O advogado que tinha seu escritório em 2006 e teve que fechar em 2007/2009, pois, não conseguiu pagar suas contas diante de uma JUSTIÇA inoperante e uma OAB omissa! O advogado que tentou estudar para concurso e não teve na ESAD qualquer apoio! O advogado professor que não teve apoio da OAB na negociação de seu salário com as faculdades, nem no aperfeiçoamento profissional através de cursos e mestrados! O advogado que não conseguiu fazer uma pós-graduação na ESAD! O advogado que sofreu prejuízo à saúde e não teve apoio da CAAB! O novo advogado que se encontra perdido e não sabe como iniciar na profissão! O estagiário “escraviário”! O estagiário “Office-boy”! O estagiário que nada aprende no estágio! O que não teve apoio da OAB para passar no exame de ordem!
Bem, àqueles que não nos conhecem! AGORA JÁ SABEM!!!
Nós somos a AJA!! Somos a força principal dos escritórios de advocacia, estamos todos os dias no fórum, nos cartórios, nos corredores, nas salas de audiências, nas faculdades, nas salas de aula, na capital e no interior!
E pasmem, só somos lembrados em ano eleitoral! Talvez este fato nos remeta a uma situação já conhecida pela sociedade brasileira! SOMOS O POVO!!
Aqueles que são fundamentais no ano eleitoral, que fazem a estrutura crescer e funcionar, que se submetem aos salários indignos, que tem dificuldade para se desenvolver e são esquecidos após as eleições!
Na eleição de 2006, o discurso vote no professor venceu o trabalho do continuísmo! A representatividade do novo advogado NUNCA tinha tido maior êxito, tendo elegido a nova diretoria! Ainda, que a força do capital tenha se mostrado eficaz, quando do PAGAMENTO DE ANUIDADES de jovens advogados para que fossem votar na chapa! Inclusive com transporte gratuito e promessas demasiadas de emprego! O que resultou na resolução 03/2009 que cuida desta prática. Neste ano será diferente!!!
Devemos ficar atentos e votar com coerência e inteligência. Nós somos a FORÇA DA JUVENTUDE e temos o dever da mudança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário