8 de out. de 2009

BAHIA FICA FORA DO DEBATE NACIONAL SOBRE O FUTURO DOS ADVOGADOS EM INICIO DE CARREIRA

Estiveram reunidos em Cuiabá, desde o dia 27 até 30 de agosto, os presidentes de comissões de advogados em início de carreira das seccionais da OAB de todo Brasil, exceto a representação do Estado da Bahia.
O Colegiado Nacional de Presidentes de Comissões de Jovens Advogados foi criado em 2005 na cidade de Salvador durante o I Encontro inter-estadual de presidente de comissões, a Bahia, sob a presidência do Dr. Edson Góes Jr. (Presidente da AJA) venceu por 7 votos de frente o concorrente Dr. Fernando Quadros de Minas Gerais na eleição que criou o colegiado e deu posse a sua primeira diretoria.
Em razão da derrota da diretoria do triênio 2004\2006 e com o devido afastamento do Dr. Góes da presidência da COADI- comissão do advogado em início de carreira a Bahia ficou fora do debate nacional.
A atual diretoria da OAB com uma comissão de advogados em início de carreira omissa e que nada realizou colaborou para que a situação esteja a cada dia mais grave!
Nestes anos a advocacia iniciante baiana ficou esquecida e completamente afastada das políticas nacionais de inserção dos jovens advogados no mercado de trabalho, bem como, do projeto de valorização profissional, o que engloba a regulamentação e valorização do piso salarial, além do implemento de políticas de aperfeiçoamento profissional através de cursos e seminários jurídicos GRATUITOS para os novos advogados.
Há de se fazer referência que a história de luta dos novos advogados para obterem atenção dos conselhos e diretorias estaduais, inclusive do conselho federal possuem a participação ímpar de um dos grandes advogados baianos, Dr. Arx Tourinho. Arx foi o primeiro conselheiro federal que se sensibilizou com as dificuldades do advogado no início de carreira, tendo sido o principal incentivador na criação da comissão nacional dos jovens advogados e homenageado na I reunião nacional de advogados em início de carreira realizada em 1998 na cidade de Vitória, Estado do Espírito Santo.
A OAB Bahia desde 1998 até 2006 esteve na vanguarda dos projetos nacionais para os novos advogados, por exemplo: em 2005 foi votado e aprovado no conselho federal o projeto da COADI de financiamento no Banco do Brasil para compra de computadores que beneficou os advogados iniciantes da Bahia.
Desde, o ano de 2007 a OAB - Bahia ficou fora das discussões da comissão nacional e do colegiado de presidentes.
Tal omissão gerou diversos atrasos para a política de incentivo aos novos advogados no que se refere ao mercado de trabalho. A atual diretoria da OAB liderada por Dr. Saul Quadros não possui qualquer compromisso com o novo advogado.
Ora, a Bahia é um dos estados da federação que PIOR remunera o novo advogado. Como é de conhecimento de muitos a maior parte dos membros da atual gestão da OAB Bahia é formada por donos de grandes escritórios, logo, PAGAR SALÁRIO DIGNO ao advogado em início de carreira NÃO É UM COMPROMISSO desta gestão.
Além disso, a COADI (comissão do advogado em início de carreira) Bahia, não realizou sequer mais do que 3 reuniões durante estes 3 anos de gestão, e ainda, só fez 1 evento nos últimos 2 anos, inclusive COBRANDO INSCRIÇÃO dos novos advogados e nos últimos dias de agosto fez 2 eventos copiando o conceito da AJA (inscrição mediante 1 lata de leite ou 1 kg de alimento) tão somente por que FALTAM 2 MESES para ocorrerem as eleições na OAB.
Um dos papéis fundamentais da COADI é promover a reciclagem profissional através da realização de encontros e seminários. Na gestão 2004\2006, a COADI presidida por Dr. Góes, realizou 3 encontros municipais, 1 nacional e 2 congressos estaduais. Eventos de suma importância, principalmente para os novos advogados do interior do Estado da Bahia. Além destes eventos, foram realizados diversos projetos de inserção do novo advogado no mercado de trabalho como: SOLIDARIEDADE OAB (atendimento gratuito às pessoas carentes proporcionando experiência ao novo advogado no atendimento a clientes); MINHA EXPERIÊNCIA A SERVIÇO DO COLEGA (palestra expositiva que apresentava advogados renomados discutindo sobre as dificuldades no início de carreira); BALCÃO DE ESTÁGIOS (tinha como objetivo orientar o novo advogado ao mercado promovendo suas primeiras experiências profissionais), entre outros.
O presidente do Conselho Federal Cezar Brito esteve em Cuiabá para participar do evento dada a importância para o futuro da advocacia jovem no País. Também estiveram em Cuiabá toda diretoria da comissão nacional do advogado em início carreira do conselho federal. Dr. Góes, representando a AJA foi recebido pela diretoria da COJAD - comissão do jovem advogado do Mato Grosso e defendeu a valorização do salário do novo advogado.
A OAB Bahia - gestão 2007/2009 não enviou nenhum representante pois não tem interesse em discutir qualquer melhoria para a vida dos novos advogados. Regulamentar o piso salarial do advogado em início de carreira, promover cursos e seminários GRATUITOS aos novos advogados NÃO É UMA TAREFA e nem COMPROMISSO da atual gestão da OAB. PENSEM NISSO COLEGAS! ELEIÇÕES NA OAB 25 DE NOVEMBRO! CUIDADO COM O VOTO NO PROFESSOR!!!

Um comentário:

  1. Participei de um seminário na Faculdade Universo e ainda não consegui obter o certificado de participação. Na sexta feira passada a recepcionista do Escritoria do IAB no Forum Rui Barbosa informou que desconhecia do assunto. Gostaria, portanto, de obter informações precisas para resolver a pendência, já que a informação passada no ato da inscrição foi de que tão logo os certificados ficassem prontos seriamos avisados pelo email, que foi informado naquela oportunidade.
    Informo, pois, o email para obter informações:
    ofelandio@hotmail.com.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Ofelândio

    ResponderExcluir